A quem é fã de teatro, mas não tem tempo para ir por causa da correria do cotidiano, tem novidade. A cada dia a internet amplia mais o mundo pra dentro da sua casa.
“É proibido filmar ou tirar fotos durante o espetáculo” era o alerta que se ouvia nos auditórios de teatro e concertos desde quando câmeras se popularizaram e foram parar nos celulares. Hoje, os próprios organizadores colocam o filme para rodar e mandam o vídeo para você, pela internet. Não é mero oba-oba tecnológico.
A novidade já foi abraçada até por entidades centenárias e tradicionais, como a Filarmônica de Berlim, que neste ano passou a vender temporadas inteiras de concertos para ser vistas ao vivo em computadores do mundo todo. O santuário do teatro também foi profanado pela rede, perdeu as míticas “três paredes” e criou um novo conceito: o teatro digital.
Não é exatamente teatro, pois muitas vezes não há plateia. Mas também não é cinema, porque tudo é gravado em sequência e transmitido ao vivo. “Buscamos ser esse gênero híbrido entre cinema e teatro”, diz a diretora de teatro Renata Jesion. “Estamos preocupados em explorar essa nova linguagem.” Depois de 20 anos de carreira, ela ainda deparava com auditórios praticamente vazios. “Que canseira dá fazer teatro para ninguém”, disse para si mesma em uma noite de turnê em 2007. Tomou, então, uma decisão: “De hoje em diante vou fazer teatro para alguém, esse alguém ‘sem rosto’ que estará do outro lado do computador”. Depois de quase um ano de planejamento, criou o projeto Teatro para Alguém. O site é organizado no formato de uma casa e em cada cômodo é possível assistir gratuitamente a peças ao vivo ou acessar espetáculos gravados.
Onde e quando
TEATRO PARA ALGUÉM
Arquivo de peças Gratuito
www.teatroparaalguem.com.br
TEATRO OFICINA
Arquivo de peças Gratuito
www.teatroficina.com.br
OSESP
Concertos de Réveillon e Abertura da Temporada 2009 Gratuito www.iptvcultura.com.br
Fonte: Revista Época
Assinar:
Postar comentários (Atom)


Nenhum comentário:
Postar um comentário